OS CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Uma boa recuperação no pós-operatório de uma cirurgia pode ser decisiva para que o paciente obtenha resultados satisfatórios.

Mas essa tarefa não é tão fácil quanto parece: são necessários organização, planejamento e, principalmente, informação, para que se façam as coisas certas, obedecendo às orientações dadas pelo cirurgião.

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

É no pré-operatório que o paciente deve começar a se organizar e planejar para que o pós-operatório saia como o esperado e com o mínimo de imprevistos.

Alguns pontos a serem definidos e organizados para um bom planejamento são o tempo necessário para uma recuperação efetiva e o suporte de outras pessoas para situações específicas, entre outras coisas.

PÓS-OPERATÓRIO

Depois de receber alta da cirurgia, o paciente deve ir para casa para dar sequência aos cuidados pós-operatórios: é a partir daí que o processo de recuperação realmente começa.

Um dos cuidados principais é a atenção ao fazer os curativos, pois são eles que protegem a cicatriz de infecções.

REPOUSO

O repouso é ideal para diminuir os riscos de que os pontos ou a cicatriz se abram. Então, o paciente deve entender a importância do descanso e seguir o tempo estabelecido pelo profissional que o operou, sem minimizar o valor e o impacto em longo prazo dessa atividade.

O sono e o repouso nas quantidades adequadas são indispensáveis para trazer a recomposição das células, o equilíbrio e a recuperação do corpo de maneira saudável.

Durante o período de repouso, o paciente deve evitar fazer esforços como dirigir, praticar atividades físicas em geral, ou levantar qualquer tipo de peso sem que haja a autorização prévia do médico.

Geralmente, depois de um mês da cirurgia já é possível voltar às atividades rotineiras, e depois do terceiro mês de cirurgia pode voltar a atividades físicas mais intensas como, musculação, natação, futebol e outros exercícios, mas é o cirurgião quem deve autorizar o momento para voltar às atividades rotineiras.

O PÓS-OPERATÓRIO NÃO PODE SER UM BICHO DE SETE CABEÇAS!

Ou seja, para que o resultado da cirurgia seja o esperado e sem complicações deve-se seguir todos os cuidados pós-operatórios e as recomendações médicas. Para isso, conte com um profissional especializado e da sua confiança!

Notícia AnteriorSegurança do Paciente: Sedação profunda e anestesia geral são atos médicos
Próxima Notícia51ª ABC Jornada de Anestesiologia Do Brasil Central 2022